O que é a franquia reduzida do seguro auto?

seguro de vida 80x80 - O que é a franquia reduzida do seguro auto?
Entenda como funciona o seguro de vida
15 de abril de 2019
modals 04 80x80 - O que é a franquia reduzida do seguro auto?
Auxílio ou assistência funeral: qual é o melhor para mim?
17 de abril de 2019
1502385524 image2 1200x480 - O que é a franquia reduzida do seguro auto?

O preço de um seguro de automóvel varia por uma série de questões, desde os tipos de cobertura oferecidos até as taxas a serem pagas. Por isso, ainda que se faça uma cotação de seguro auto, é provável que no ato da contratação haja tópicos a serem levados em consideração e que podem alterar o valor final da adesão. Para evitar surpresas com a apólice de seguros, iremos falar sobre o fator que garantirá a cobertura de eventuais danos que possam ocorrer com o veículo. Esse é o caso da franquia, que pode ser normal, ampliada, reduzida ou isenta.

Como saber o que influenciará o valor da franquia?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que franquia é o valor pago pelo segurado (participação obrigatória) em casos de reparos ao veículo por danos parciais, evitando acionar o seguro para situações de menor relevância. A quantia a se pagar pela franquia de seguro é inversamente proporcional ao valor do próprio seguro: quanto mais caro o seguro, menor a franquia e vice-versa.

O contratante pode optar por diminuir a participação dele no valor do pagamento de franquia, porém a seguradora compensa aumentando o valor do seguro. Caso você sofra algum prejuízo que fique com o valor abaixo da sua franquia e o reparo seja feito por você, o valor da apólice de seguro fica reservado para situações de danos mais expressivos.

demo 24

Tipos de franquia

Como dito anteriormente, existem quatro modalidades básicas oferecidas pela corretora de seguros. Abaixo veremos como funciona a franquia do seguro:

  • Normal (básica): É a modalidade mais contratada pelos clientes e a mais oferecida pelas seguradoras. O valor oferecido para este tipo de franquia é estabelecido por cada seguradora.
  • Ampliada (majorada): De um modo geral, tem valor duas vezes maior que o da franquia normal. Indicado para quem teme mais a perda total do veículo que os danos parciais, por isso, está mais disposto a pagar pelo conserto do próprio carro em casos de acidentes. Por seu valor ser maior que o da versão normal, o seguro automóvel é mais barato em comparação ao básico.
  • Reduzida: Tem por volta de 50% do valor da franquia normal e é voltada para pessoas que optam por pagar um valor de seguro um pouco maior do que arcar com o conserto de pequenos danos ao automóvel, mas também estão inclinadas a arcar com as despesas por danos menores. Pelo fato de ser franquia reduzida, o seguro é o mais caro.
  • Isenta: O contratante não tem cobrança de franquia nesse caso, mas nem todas as seguradoras oferecem essa modalidade e o preço do seguro é comumente maior que o da franquia reduzida.

É importante salientar que em casos de perda total ou reparos por danos a terceiros, este serviço não se aplica. Além disso, algumas seguradoras oferecem condições especiais como descontos em determinadas ocasiões ou eventos, dispensa de pagamento em caso de acidente com isenção de culpa comprovada e lavagem do veículo após alagamentos, enchentes ou inundações.

demo 24

A franquia reduzida vale a pena?

Vantagens

  • Em caso de colisão, você paga menos: Em comparação com os outros tipos de franquia, a reduzida é a melhor escolha para motoristas sem muita prática ou que têm históricos de muitos acidentes. Ou seja, aqueles que correm alto risco de se envolverem em sinistro (prejuízo material que gera indenização) terão melhor aproveitamento desta modalidade.
  • Custo-benefício: O valor desta modalidade é muito acessível.
  • É mais fácil usar o seguro: Pelo fato de a franquia ser menor, é muito mais fácil fazer o reparos no veículo utilizando o seguro.

Desvantagens

  • Alto custo com o seguro: Justamente por ser o modelo mais barato, o valor do seguro em si pode ser mais elevado do que outras modalidades.

Conclusão

Vale lembrar que o cálculo dos valores depende do perfil do condutor. Para quem corre mais risco, é indicada a franquia reduzida pois, apesar de o seguro ser mais alto, o preço pago em caso de sinistro é mais baixo. Por isso, para decidir qual o melhor tipo de franquia para você, é preciso solicitar uma proposta da seguradora.

Antes de fechar o contrato com uma seguradora, além da cotação, é muito indicado procurar o corretor de seguros, pois, pela experiência de mercado, ele indicará seu perfil econômico e de motorista e irá apresentar as melhores propostas e condições.

Para isso, você pode contar com a Boaventura Seguros, que há mais de 20 anos conta com especialistas para te orientar a escolher o melhor seguro para as suas necessidades.

Boaventura Seguros
Boaventura Seguros
Há 18 anos fazendo a diferença no dia a dia do nosso segurado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *