Muito além do Seguro DPVAT: Conheça quais são os principais seguros auto

quanto custa o seguro viagem 80x80 - Muito além do Seguro DPVAT: Conheça quais são os principais seguros auto
Qual seguro viagem escolher: 5 dicas preciosas para fazer a melhor escolha
15 de abril de 2019
seguro de vida 80x80 - Muito além do Seguro DPVAT: Conheça quais são os principais seguros auto
Entenda como funciona o seguro de vida
15 de abril de 2019
dpvat 758x426 1 - Muito além do Seguro DPVAT: Conheça quais são os principais seguros auto

Veículos são bens que demandam muito investimento e manutenção. Andar num automóvel sem seguro é colocar em risco a vida dos ocupantes, além de fazer com que o próprio patrimônio, que custa caro, perca muito do seu valor de mercado e utilidade. Muitas pessoas abrem mão dessa garantia por desconhecimento. Para que você se informe ainda melhor sobre o seguro de carro, iremos esclarecer as dúvidas mais frequentes.

Para contratar uma seguradora é necessário fazer uma cotação de seguro. Com isso, você irá verificar quais são as garantias, as situações em que o seguro poderá ser acionado e principalmente, em quais casos este benefício não se aplica. Porém, antes de partir para a pesquisa, é preciso entender cada um dos tipos de seguros.

demo 24

Tipos de Seguros para Automóveis

Seguro DPVAT

No caso do seguro de automóveis, existem três grandes grupos. Um deles é o seguro obrigatório DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). O que o torna obrigatório é o fato de que o governo obriga o condutor a contratá-lo. Foi criado com o objetivo de indenizar as vítimas de acidentes de trânsito em Território Nacional, causados por veículos automotores ou por suas cargas, independentemente de quem seja responsabilizado pelo acidente. Este seguro cobre casos de morte ou invalidez e concede reembolso por despesas médicas e hospitalares. Cobre toda a população do Brasil, inclusive estrangeiros que sejam vítimas de acidentes em solo brasileiro.

Carta Verde

Este seguro é obrigatório para viagens internacionais no Mercosul, cobrindo danos materiais, corporais e morais causados a terceiros nestes países. Deve ser contratado por condutores e/ou proprietários de veículos que irão circular em outros países membros do Mercosul. A cobertura serve para casos de acidentes causados:

  • pelo veículo segurado, desde que seja particular ou de aluguel e não-licenciado no país de ingresso
  • por objetos transportados no veículo
  • por reboque de automóvel acoplado ao veículo segurado

Seguro Auto

A outra modalidade é o seguro auto, que é facultativo para proprietários de automóveis e garante indenização em caso roubo ou furto do veículo ou de partes dele, ressarcimento de danos materiais ou pessoais causados pelo veículo a terceiros, indenização aos passageiros (ou beneficiários) acidentados no veículo, assistência ao automóvel em caso de pane e aos passageiros em caso de acidente. Esse tipo de serviço é válido para veículos como carros, motos, ônibus e caminhões, mas não pode ser contratado por proprietários de trens, helicópteros, aviões ou veículos aquáticos, por exemplo.

Entendendo o Seguro Auto: Coberturas disponíveis

Basicamente, existem três tipos de cobertura para automóveis responsáveis por assegurar serviços em diferentes casos:

  • Compreensiva: O valor de indenização da cobertura compreensiva oferece proteção ao carro contra danos ao próprio veículo, como aqueles causados por terceiros (roubo ou furto parcial ou total, dano causado por carga transportada ou quando o veículo for transportado) incêndio, explosão, colisão, capotagem, derrapagem, queda de objeto sobre o veículo e prejuízos causados pela natureza (alagamento, inundação ou enchente, ressaca ou vendaval, granizo, raio e terremoto).
  • RCF-V: Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos: Cobre despesas ou oferece indenização em consequência de danos materiais, corporais e morais de terceiros envolvidos em acidentes ocasionados pelo segurado. Ao contratar essa modalidade, você terá direito ao reembolso até o limite determinado no contrato. Sendo assim, se o valor da indenização ultrapassar o limite, quem arca com a diferença é você.
  • APP : Acidentes Pessoais de Passageiros: Indenização em caso de despesas hospitalares, morte ou invalidez para todos os ocupantes do veículo segurado em casos de acidente sofrido no automóvel.
https://image.freepik.com/fotos-gratis/resultado-da-conducao-negligente_19-101295.jpg

Quais outros serviços o Seguro Auto oferece?

Em casos de emergência, o segurado pode contar com diversos tipos de serviços, que podem ser muito úteis para a resolução do problema. Um dos maiores benefícios é assistência 24hs, que auxilia em casos de troca de pneus, chaveiro, reboque e guincho. Além disso, há o serviço de reparos em casos de danos às lanternas, retrovisores, vidros e faróis.

Um dos serviços mais indicados para quem deseja fazer viagens é o KM Adicional que, como o próprio nome diz, cobre os quilômetros adicionais rodados com o veículo. É importante se atentar para qual a quilometragem adicional determinada na apólice, que pode variar de 400 km a ilimitado.

Carro reserva ou táxi emergencial são serviços acionados quando o carro segurado está sendo reparado na oficina. É importante verificar se a oficina em que o automóvel será reparado é da rede credenciada da seguradora.

Informações importantes

Franquia

A franquia é o pagamento feito pelo segurado em casos de reparos ao veículo, exceto perda total. Isso evita que o segurado acione diretamente a seguradora em casos de pequenos danos.

Sinistro

Trata-se de qualquer situação em que o bem segurado (no caso, o automóvel) sofra acidente ou prejuízo material gerando indenização. Pode ser sinistro parcial ou total.

Apólice

Basicamente, é o documento que comprova o seguro, portanto, o contrato. Nele constam todas as coberturas contratadas.

Exposição ao risco

No ato da contratação serão avaliados fatores de risco que podem aumentar ou descontar o valor do seguro. Idade, gênero, estado civil, CEP, garagem em casa e no trabalho e tipo de residência são alguns dos valores levados em consideração. Por exemplo, um jovem solteiro de 20 anos que não possui garagem em casa e mora em área de risco pagará mais pelo seguro que uma mulher de 40 anos, casada, com garagem segura e local de menor risco. Tudo isso porque há probabilidade de o jovem acionar o seguro mais vezes do que a mulher.

Agora que você já conhece as principais características, aproveite e faça uma cotação de seguro auto na Boaventura. Temos parceria com as melhores seguradoras do país, consulte um de nossos especialistas para ajudar você a escolher aquela que mais se adequa ao seu perfil.

Boaventura Seguros
Boaventura Seguros
Há 18 anos fazendo a diferença no dia a dia do nosso segurado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *