Secretaria discutirá mudanças no Regime de Previdência Complementar

Coparticipação e franquias em saúde
Coparticipação e franquia em saúde: novas regras
3 de agosto de 2018
cao atendimento 80x80 - Secretaria discutirá mudanças no Regime de Previdência Complementar
Porque ter um plano de saúde animal?
10 de agosto de 2018
post - Secretaria discutirá mudanças no Regime de Previdência Complementar

Recentemente li um artigo divulgado pela Secretaria de Previdência (Ministério da Fazenda) sobre proposta de mudanças no Regime de Previdência Complementar (RPC), onde as contribuições vão subsidiar a formulação de políticas públicas visando ao desenvolvimento e aprimoramento da governança do regime complementar.

Alguns pontos serão revistos ou adotados como: organização do regime previdenciário complementar; governança dos órgãos de regulação; supervisão estatal; aprimoramento da atual estrutura de gestão das empresas fechadas que operam o regime complementar; fortalecimento dos controles internos; e de transparência do setor.

Conhecidas como fundos de pensão, as empresas fechadas de previdência complementar administram planos de benefícios previdenciários destinados a pessoas que têm vínculo empregatício ou associativo com empresas, órgãos públicos, sindicatos e/ou associações representativas.

A Secretaria de Previdência é clara em dizer que os fundos de pensão devem atuar sob a forma de fundações de direito privado ou de sociedade civil e não ter fins lucrativos.

Mas, por outro lado, estas empresas são responsáveis por administrar e operar planos de benefícios previdenciários para seus empregados (participantes) e precisam fechar as contas dos gastos gerados por esta administração.

A Previdência Complementar é a única alternativa para o brasileiro enfrentar o caos gerado pela Previdência Social do nosso País. A iniciativa privada está fazendo a sua parte e não pode também ficar refém como os próprios aposentados já estão. É bom ficarmos de olho!

Carlos Augusto Camara Tieghi
Carlos Augusto Camara Tieghi
Carlos Augusto é Gerente de Marketing da corretora Boaventura Seguros e CEO do Clube de Benefícios Infinity, empresas do mesmo grupo, do mercado segurador e de beneficios. Administrador graduado pela FAAP, com Pós-Graduação em Gestão Comercial do Seguro pela Funenseg e MBA em Gestão e Marketing pela Trevisan Escola de Negocios, possui 15 anos de experiência na área comercial e 9 anos na área de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *