Coparticipação e franquia em saúde: novas regras

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Coparticipação e franquias em saúde

A Resolução Normativa que atualiza as regras para a aplicação da coparticipação e franquia em planos de saúde, publicada pela ANS, entra em vigor em dezembro desse ano e deu mais opções aos beneficiários dos planos.

No novo conceito o paciente poderá pagar até 40% na realização de procedimentos e determinar o limite para gastos com franquia. As novas regras impedem cobrança de coparticipação e franquia em mais de 250 procedimentos, como exames preventivos e tratamentos de doenças crônicas (tratamentos de câncer e hemodiálise).

Atualmente, mais de 52% dos beneficiários possuem contrato com coparticipação ou franquia o que incentivou as operadoras a criarem novas soluções. Agora, os usuários ficarão mais racionais em realizar procedimentos necessários e as operadoras terão gastos menores, já que parte das despesas será custeada pelos próprios beneficiários.

As mensalidades dos planos tendem a cair e garantirá maior sustentabilidade do sistema. Os planos de saúde, em 1998, representavam, em média, 4% ou 5% da folha de pagamento das empresas. Hoje, está em quase 13%, apontando para 20%. Estudos realizados na Análise de Impacto Regulatório, que fundamentaram a edição da norma, apontaram que atualmente produtos com coparticipação e franquia são comercializados com o valor médio 20% menor. As operadoras poderão, ainda, premiar clientes que tenham bons hábitos de saúde e oferecer descontos para aqueles que tiverem destaque.

Mas as regras só valem para contratos novos. As operadoras poderão continuar vendendo planos sem franquia ou coparticipação.

Carlos Augusto Camara Tieghi
Carlos Augusto Camara Tieghi
Carlos Augusto é Gerente de Marketing da corretora Boaventura Seguros e CEO do Clube de Benefícios Infinity, empresas do mesmo grupo, do mercado segurador e de beneficios. Administrador graduado pela FAAP, com Pós-Graduação em Gestão Comercial do Seguro pela Funenseg e MBA em Gestão e Marketing pela Trevisan Escola de Negocios, possui 15 anos de experiência na área comercial e 9 anos na área de marketing.

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