Quais as diferenças entre o plano de saúde e o seguro de saúde?

acidentes pessoais banner 80x80 - Quais as diferenças entre o plano de saúde e o seguro de saúde?
A importância das assistências de seguro de acidentes pessoais
28 de junho de 2018
bitcoin seguro 80x80 - Quais as diferenças entre o plano de saúde e o seguro de saúde?
Seguro para Bitcoin: Ele existe?
26 de julho de 2018
Enfermeira

Conheça as principais diferenças!

Um detalhe que não pode passar despercebido de nenhum jeito é que os gastos familiares com despesas médicas no Brasil correspondem por cerca de 5% do total de despesas, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esse percentual, no entanto, acaba não refletindo a média nacional, já que ele não considera nenhum tipo de renda ou localização, além de incluir as pessoas que utilizam o sistema público de saúde, não tendo despesas com atendimento médico.

Portanto, isso significa que o gasto efetivo com a saúde da família brasileira pode ser maior do que aparenta, principalmente por conta das pessoas que optam por utilizar o sistema privado contratando um plano ou seguro de saúde.

Fazer essa cotação de seguro é uma necessidade cada vez mais natural, especialmente quando se considera a qualidade dos serviços públicos oferecidos para esse segmento.

No entanto, mesmo tendo nomes parecidos, os planos e os seguros de saúde são produtos diferentes. Pensando nisso, a Boaventura seguros separou algumas dicas para você escolher a melhor opção para a sua necessidade.

O que é o seguro saúde e qual a diferença com o plano de saúde?

A grande e principal diferença que diz respeito entre um e outro é a questão operacional. Os planos de saúde possuem um acompanhamento, enquanto nos tipos de seguros, o cliente precisa arcar com as despesas e, somente depois, procurar reembolso.

O seguro de saúde, assim como o seguro odontológico , permite que o segurado escolha o médico e em que hospital ele será atendido. Nos casos do plano de saúde, a lista fica restrita às entidades e profissionais conveniados.

Entretanto, os seguros de saúde acabam não reembolsando o valor total do preço da consulta, enquanto em alguns planos de saúde possuem o reembolso total.

Outra distinção importante é que nos seguros, a seguradora não pode administrar diretamente hospitais ou clínicas médicas, o que acaba também dificultando o atendimento imediato.
Basicamente, planos e seguros de saúde oferecem cinco tipos de cobertura: plano de referência, plano ambulatorial, hospitalar, plano hospitalar com obstetrícia e plano odontológico.

Há também o caso de cobertura. Enquanto o plano de saúde cobre apenas o âmbito regional ou nacional, o seguro pode ser contratado para utilização nacional no país, com o seguro saúde nacional, e ter a adição de um extra para viagens, com o seguro saúde exterior.

É importante também lembrar que nem o plano e nem o seguro dão cobertura para itens como inseminação artificial e tratamentos experimentais. Assim como próteses, acessórios ou demais equipamentos que servem de auxílio pós-cirúrgico, que serão oferecidos apenas quando estiverem diretamente ligados à cirurgia coberta no orçamento do seguro ou do plano.

Enfim, tanto os planos quanto os seguros lidam com o mesmo objetivo. Suas maiores diferenças se dão na cobertura e na abrangência que eles possuem. E para encontrar os melhores seguros de saúde, conte sempre com A Boaventura Seguros. Somente no site você pode encontrar as maiores vantagens com preços que cabem no seu bolso.

Boaventura Seguros
Boaventura Seguros
Há 18 anos fazendo a diferença no dia a dia do nosso segurado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *