É hora de renovar meu seguro! Quais itens devo levar em conta?

Homem usando o notebook
A vida em novo estilo de trabalho
1 de junho de 2018
assinatura eletronica
Porto Seguro Vida e Previdência aposta em tecnologia e está entre as primeiras seguradoras a adotar a assinatura eletrônica
13 de junho de 2018
Banner Carro Vermelho

Confira 8 coisas para você considerar antes de renovar o seguro do seu veículo

Embora o seguro seja essencial para aumentar a segurança contra sinistros, roubos e furtos de carros usados, é ainda mais importante renovar o seguro quando necessário. Você até pode não saber, mas este processo básico de renovação requer um plano e execução adequados.

Quem sabe você não esteja pagando mais pelos mesmos benefícios que poderiam ter sido adquiridos com taxas mais baixas. Planejamento antecipado não só ajuda a economizar dinheiro, como também garante que não sejam criadas lacunas na cobertura do seguro do seu veículo.

Leia mais para obter um conhecimento detalhado de todos os itens que devem ser levados em conta antes de renovar o seguro do carro.

1. Cobertura do seguro

A cobertura do seguro é a quantia de risco ou responsabilidade coberta pela seguradora por meio de seus serviços. A cobertura do seguro ajuda os consumidores a se recuperar financeiramente de eventos inesperados, como acidentes automobilísticos, roubos e furtos de automóveis.

Mão segurando um carro

O valor da cobertura do seguro é, muitas vezes, determinado por vários fatores.

Por exemplo, a maioria das seguradoras cobra valores mais altos para jovens condutores do sexo masculino, já que essas empresas consideram a probabilidade de jovens envolvidos em acidentes ser maior do que, digamos, a de homens casado na meia-idade com anos de experiência de direção em um Honda Civic.

Os prêmios de seguro de automóvel também dependem do registro de condução do segurado. Um registro livre de acidentes e de graves violações de tráfego normalmente resulta em um prêmio menor.

Se uma pessoa dirige um Honda Civic por longas distâncias, por exemplo, essa mesma pessoa provavelmente pagará mais por prêmios de seguro de automóvel, já que o seu aumento de quilometragem também aumenta as suas chances de acidentes.

Motoristas urbanos também pagam prêmios mais altos do que aqueles que vivem em cidades pequenas ou áreas rurais, devido às altas taxas de vandalismo, roubos e acidentes registradas nas grandes metrópoles.

Outros fatores que variam entre os estados incluem o custo e a frequência de litígios; cuidados médicos e custos de reparação; prevalência de fraude em seguros de automóveis; e as tendências do tempo.

Por isso que a hora de renovar o seguro é o momento mais favorável para pensar em quaisquer atualizações ou acréscimos necessários a ser implementados na cobertura. Você deve rever o plano anterior e verificar como foi benéfico. Antes de renovar a cobertura, considere responder às seguintes perguntas:

  • O plano era suficiente para cobrir os seus custos acidentais?
  • Você teve que pagar mais para cobrir as despesas de um acidente?
  • Realmente vale a pena investir em um plano de seguro caro para um carro que está simplesmente estacionado em sua casa?

Estas são apenas algumas perguntas que você deve buscar responder antes de optar pelo mesmo plano de seguro antigo. Além disso, notifique a sua seguradora se você se casou recentemente ou se comprou uma nova casa, pois isso pode ser uma boa chance de obter alguns descontos no prêmio do seguro.

2. Serviços oferecidos

Os serviços oferecidos pela seguradora é algo que todo mundo considera antes de comprar uma apólice de seguro. Busque saber a quais você tem direito. Será que a seguradora fornecerá suporte caso você esteja com o seu Corolla fora da sua cidade natal? Se você for muito de viajar, é bom avaliar esse ponto específico.

Você deve sempre revisar os benefícios que são oferecidos pela companhia de seguros antes de planejar contratar o mesmo plano. É provável que você tenha que adicionar alguns novos recursos ou retirar alguns que não sejam mais necessários.

Certifique-se de falar com o seu corretor de seguros sobre como é possível renovar o seguro com os benefícios necessários no momento.

3. Validade da apólice

Sempre recomendamos que os usuários renovem ou alterem as suas apólices antes que a existente expire. Você deve concluir a decisão com antecedência e tomar as medidas necessárias durante esse período.

Do contrário, se você esperar até o último minuto para renovar o plano de seguro do seu carro e houver uma alta nos preços, você será obrigado a pagar uma quantia extra.

4. Bônus do seguro

Existem seguradoras que podem lhe dar descontos no valor do seguro caso nenhuma reclamação referente a sinistros tenha sido gerada no plano de cobertura anterior. Se esse é o seu caso, peça esse bônus à sua seguradora.

Pessoa assinando contrato de automóvel

5. Termos da apólice

Você não deve escolher cegamente uma política por causa de seus preços baixos e nunca deve fazer suposições sobre o plano. Certifique-se de ler cuidadosamente cada detalhe do contrato e veja como será fornecida a cobertura sob diferentes circunstâncias. Além disso, verifique se todos os benefícios necessários estão cobertos no plano do seguro.

6. Valor do seu carro

As seguradoras consideram o valor do seu carro para determinar as cotações do seguro. Por isso, consulte a Tabela Fipe e faça uma estimativa do valor de mercado do seu automóvel antes de renovar a apólice, para evitar pagar mais do que precisa.

Sendo um proprietário de veículo, se você souber o valor depreciado do carro, poderá facilmente negociar com o provedor de seguro sobre o custo da apólice e economizar.

Caso esteja pensando em trocar de veículo e só depois contratar uma apólice de seguro, confira os carros usados em Curitiba à venda na internet. Há ótimas opções para aquisição.

Bom, esses foram os cinco itens que você, definitivamente, deve levar em conta na hora de renovar o seguro do seu automóvel.

Lembre-se de analisar as suas atuais necessidades, o seu estilo de vida, os termos do contrato da apólice e o valor do seu carro para que possa fazer um bom negócio e ainda se manter protegido frente aos perigos recorrentes que podem ser encontrados nas estradas, rodovias e áreas urbanas do Brasil.

E você, já decidiu qual é o melhor plano de seguro auto para o seu caso? Se ainda não, pesquise mais a fundo sobre o tema até se sentir seguro o suficiente para assinar um contrato. Se precisar de maiores informações, consulte a Boaventura Seguros, que nossos especialistas vão prestar a consultoria necessária.

E, se por acaso gostou das dicas, compartilhe o post nas redes sociais! Confira outros assuntos relacionados em facebook.com/cbjrboaventuraseguros .

Boaventura Seguros
Boaventura Seguros
Há 18 anos fazendo a diferença no dia a dia do nosso segurado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *