Direitos dos beneficiários de planos de saúde

post2 80x80 - Direitos dos beneficiários de planos de saúde
Planos de Saúde seguem no topo do ranking do Idec
20 de março de 2018
post 80x80 - Direitos dos beneficiários de planos de saúde
Lar, doce lar seguro
2 de abril de 2018
Direitos plano de saude 626x480 - Direitos dos beneficiários de planos de saúde

A ANS – Agência Nacional da Saúde – reforçou neste mês de março os principais direitos assegurados pela legislação aos beneficiários de planos de saúde.

Segundo a Agência, mais de 47,4 milhões de pessoas possuem plano de saúde. A assistência médica é o benefício de maior adesão nas empresas e o que promove mais retenção de talentos.

Ao contratar um plano de saúde é estabelecida uma relação com direitos e obrigações, tanto para as seguradoras como para os usuários.

Diante disso, é importante ficarmos atentos às normas da ANS, pois elas beneficiam diretamente os usuários e reforçam alguns dos principais direitos assegurados pela legislação:

  • Portabilidade de carências;
  • Prazos de atendimento;
  • Negativas de cobertura;

É possível o consumidor contratar um plano de saúde e fazer o melhor uso dele, sendo protagonista na relação com o convênio.

Outra dica importante é que a ANS disponibiliza em seu portal na internet, cartilhas e toda espécie de informação para esclarecimento de dúvidas dos usuários. Dessa forma, tanto o beneficiário que já possui plano de saúde como outras pessoas que têm interesse em contratar, contam com informações relevantes que os ajudam a fazer as melhores escolhas diante das suas necessidades.

A ANS também disponibiliza um canal de mediação entre usuários e operadoras. A resolução extrajudicial de conflitos é um grande ganho para o beneficiário – o processo é totalmente automatizado e, com isso, chega-se à solução consensual com a operadora e o beneficiário ainda pode acompanhar o andamento de sua demanda pelo portal da agência.

O êxito é bem alto. A ferramenta resolve quatro de cada cinco reclamações, em média.

Julgo muito importante iniciativas que buscam, através da informação, geram esclarecimento aos consumidores. Ainda mais quando o assunto é “saúde”.

Carlos Augusto Camara Tieghi
Carlos Augusto Camara Tieghi
Carlos Augusto é Gerente de Marketing da corretora Boaventura Seguros e CEO do Clube de Benefícios Infinity, empresas do mesmo grupo, do mercado segurador e de beneficios. Administrador graduado pela FAAP, com Pós-Graduação em Gestão Comercial do Seguro pela Funenseg e MBA em Gestão e Marketing pela Trevisan Escola de Negocios, possui 15 anos de experiência na área comercial e 9 anos na área de marketing.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *